Casa Wallece
AMBIENTE 70 CASACOR 2024
Pela primeira vez, a CASACOR São Paulo entrega um projeto permanente, assinado pela arquiteta e urbanista social Ester Carro. O espaço escolhido para a transformação foi a casa do Wallece Gonzaga de Souza, um entregador de delivery de 33 anos, que vivia em um ambiente de apenas 7,3m², na comunidade do Jardim Colombo, em São Paulo.

Wallece em frente a sua casa pós reforma
Antes da reforma, a casa não possuía cozinha, lavanderia, e nem mesmo banheiro, o que comprometia muito a qualidade de vida de Wallace. Portanto, o foco da reforma era trazer soluções para otimizar o espaço reduzido, através de uma ampliação vertical de 1,2m, que permitiu a instalação de um mezanino para a casa, e permitir que houvesse espaço no ambiente inferior para a instalação de uma bancada com armários e itens básicos de cozinha, bem como a construção de um banheiro.




Além dessa reorganização dos espaços internos, a casa recebeu melhorias na iluminação, ventilação e foi possibilitado a instalação de revestimentos. Além disso, foi feito um armário de marcenaria, uma bancada com cooktop, um box para o chuveiro, e uma separação em vidro fosco para garantir maior privacidade no banheiro. Todos os elementos que aumentaram a qualidade de vida do morador!




Além do interior da casa, a área externa também foi pensada. O objetivo era integrá-lo com as demais construções da comunidade, apresentando um layout diferenciado, com uma fachada em azul marinho para trazer destaque à construção, e também uma horta vertical, que trouxe um ar de renovação e acolhimento à moradia.


Permanecendo em exposição do dia 11 a 12 de julho de 2024, a Casa do Wallece é um exemplo de projeto transformador, que foi capaz de unir estética, com funcionalidade, trazendo um grande impacto social. Portanto, conclui-se que, mais do que uma casa renovada, o projeto da Casa do Wallece representa um avanço na luta por moradias mais dignas e pela valorização de comunidades da periferia, que devem sim ter e fazer arquitetura!