fazendeiras - gastronomia
Com o apoio da Fundação Itaú Social, a associação se disponibilizou a colaborar com a produção e distribuição de marmitas para os moradores em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contou com a organização de cinco cozinheiras, desempregadas e moradoras da comunidade, que foram contratadas temporariamente para cozinhar refeições e assim amenizar as dores locais.
A iniciativa foi um sucesso, e, com nossa missão de criarmos projetos transformadores para a comunidade, queremos continuar essa história. Pensando na luta diária das mulheres do Jardim Colombo, para sobreviver, cuidar e alimentar sua família cria-se o projeto Fazendeiras que planta, colhe, cultiva, cozinha e constrói, a fim de resgatar as memórias afetivas da comunidade seja no paladar ou na construção.
É uma linda maneira de integração da comunidade com a cidade formal, levando um pouco da história e dos sabores locais para a casa das pessoas.
Capacitação de Gastronomia com CHEF HAYDÉE BALA
No final de agosto de 2020, iniciamos o Fazendeiras Gastronomia. Haydée Belda, discípula de Mari Hirata, renomada chef, professora de cozinha e pesquisadora, se propôs a ensinar para as Fazendeiras suas receitas e treiná-las no ofício culinário. Mesmo no "novo normal", com a mestre Haydée à distância, a primeira aula foi um sucesso. As participantes aprenderam o delicioso pão de miga, o nosso tradicional pão de forma. Cada aula terá uma receita diferente para que ampliem seus conhecimentos e desenvolvam um cardápio para futuros projetos de empreendedorismo.
Nosso objetivo, em cada projeto, é sempre fortalecer o senso de auto sustentabilidade na comunidade. Confira abaixo algumas fotos da aula.
No inicio de 2021, realizamos mais uma das nossas aulas do curso de gastronomia. As nossas Fazendeiras tiveram a oportunidade de preparar uma receita de pudim de tapioca, com a orientação de Haydée Belda. Durante a aula, elas utilizaram os aventais doados pela Benjamin a Padaria. Confira abaixo mais fotos realizadas no dia de curso.
PRODUÇÃO E ENTREGA DE MARMITAS NO JARDIM COLOMBO
Com o frequente aumento dos casos e a piora na crise causada pela Covid-19, se agravaram também os impactos da pandemia nas famílias da região do Jardim Colombo. Para amenizar a gravidade deste cenário, o Fazendinhando, por meio da sua gestão horizontal e governança compartilhada, iniciou a produção das marmitas com nossas Fazendeiras da Gastronomia, que serão distribuídas para os moradores da região.
MARMITAS VEGANAS PRODUZIDAS PELAS FAZENDEIRAS É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO JORNAL SPTV, DA GLOBO
A 1ª edição do jornal SPTV produziu uma reportagem sobre o trabalho do Solidariedade Vegan na distribuição de marmitas veganas. A matéria também abriu espaço para a atuação do grupo Fazendeiras da área de gastronomia que, com auxílio e aulas de orientação realizadas, iniciou a produção de refeições veganas para a população do Jardim Colombo durante o período de pandemia. A presidente do Movimento Fazendinhando, Ester Carro, deu um pequeno parâmetro para a reportagem sobre a distribuição dessas marmitas dentro da comunidade.
Clique aqui para assistir a reportagem na íntegra e confira abaixo mais fotos da produção das marmitas.
IV FESTIVAL FAZENDINHANDO
O IV Festival Fazendinhando contou com a presença de mais de 700 pessoas da comunidade. Apresentações musicais, culturais e atividades recreativas tomaram conta do espaço, criando uma relação ainda maior dos moradores com a Fazendinha, proporcionando momentos de lazer e troca entre familiares e amigos, além de um delicioso almoço: nossas Fazendeiras foram treinadas pela querida e talentosa Haydeé Belda, e, no dia, com apoio dos nutricionistas Nilton e Lara, serviram mais de 450 unidades de baião de dois para quem passou por lá na hora do almoço. Delicioso!